Lojas

Lojas

Cascais

A Mulher e a Moda de Querubim Lapa

Este painel ‘’A Mulher e a Moda ’’ foi desenvolvido e construído em pintura e incrustações de madrepérola ou nácar a pedido de Pedro Costa para a decoração da Loja das Meias do Rossio no ano de 1960.
Em Abril de 2016, o painel foi colocado na Loja das Meias da Avenida da Liberdade.

A conjugação com elementos de valor artístico e histórico, como o grande painel referenciado "A Mulher e a Moda" do artista plástico Querubim Lapa, datado de 1960, que vem da anterior e mítica Lojas das Meias do Rossio, era um dos apontamentos diferenciadores da loja.
Querubim Lapa foi um destacado artista português (1925-2016).
Formou-se em Escultura e Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Ao longo da sua carreira, recebeu vários prémios e realizou uma sériede exposições.

Querubim Lapa era reconhecido como pintor, escultor e ceramista e estava associado ao movimento neorrealista português, que surgiu na década de 30 do século XX. Este movimento tinha uma ideologia fortemente antifascista e procurava estabelecer uma ligação entre a luta política e cultural vivida em Portugal durante o Estado Novo. Autor de obras importantes, como o painel na Reitoria da Universidade de Lisboa ou o painel "As Meninas e os Meninos" na escola como seu nome, em Campolide.

Encontra-se representado em diversos museus, como o Museu de Arte Moderna de Tóquio ou o Museu do Chiado. Os seus últimos trabalhos tendem a depurar e simplificar as formas e as cores.
Em Abril de 2024, a emblemática Loja das Meias de Cascais recebeu parte do painel, após obras de remodelação, e que continua a ser um dos apontamentos diferenciadores da loja.
Painel Completo